AME-Internacional

HISTÓRICO

A Associação Médico-Espírita Internacional (AME-Int) foi fundada a 4 de junho de 1999, em São Paulo, Brasil, durante a realização do II Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil e I Congresso Médico Espírita Internacional. Participaram da fundação representantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Guatemala, Panamá e Portugal.


Nessa oportunidade, foi constituída uma junta diretiva interina formada por três países e seus representantes, cujos cargos foram ocupados da seguinte maneira: Brasil (Presidência: Drª. Marlene Rossi Severino Nobre), Panamá (Vice-presidência: Dra. Maria da Graça Simões de Ender) e Portugal (Dr. José Francisco Ribeiro da Silva), a qual teve vigência funcional desde 4/6/1999 a 18/6/2011.

Atualmente, são nove os países que integram a AME-Int: Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Portugal, Suíça. Desde 2001, tem realizado inúmeros eventos nos continentes americano e europeu, nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suiça. Com esses eventos – congressos e seminários - e também com publicações de livros e pesquisas científicas, têm procurado divulgar o significado e a abrangência do paradigma médico-espírita e a sua contribuição para a expansão do novo movimento denominado de Medicina e Espiritualidade e Medicina Integrativa.

Sede atual: Av. Pedro Severino 323 - Jabaquara - São Paulo/SP - Brasil - CEP 04310-060 - Tel. + 55 11 5585-1703

CARTA DE VALÊNCIA

Nós, representantes da Associação Médico-Espírita (AME-Internacional), reunidos em Valencia, Espanha, reafirmamos nosso compromisso com um novo paradigma de saúde, assumido desde junho de 1999. E o fazemos:

Considerando que os avanços nas pesquisas científicas sobre as Experiências de Quase Morte (EQM) põem em evidência a existência de um corpo sutil, em tudo semelhante ao corpo físico, mas constituído de matéria ainda desconhecida, no qual ficam armazenadas as conquistas do Espírito no campo da consciência e da memória;

Considerando que a pesquisa científica, realizada em 52 países, demonstrou que o estresse, é um fator que está presente em 32% dos casos de infarto agudo do miocárdio; 

Considerando que as investigações científicas evidenciaram entre as pessoas religiosas, ou entre as que cultivam a Espiritualidade, menos casos de infarto agudo do miocárdio, menos abuso de álcool e drogas, menos suicídios, menos dias de internação hospitalar, e em contrapartida melhor coping, melhor resposta imunológica e melhor qualidade de vida; 

Considerando que milhares de pesquisas científicas demonstraram a eficácia da oração como complemento no tratamento do paciente; 

Considerando que as investigações científicas tem demonstrado a ação dos pensamentos sobre o DNA. 

Com esses argumentos obtidos nas investigações científicas e nos resultados de nossa prática clínica, reafirmamos nosso compromisso com a Medicina da Alma, com o estabelecimento de um novo paradigma de saúde no século XXI, que considera o homem como um ser integral, constituído de corpo físico, perispírito ou corpo espiritual e alma. Reafirmamos, em consequência, nosso compromisso com a prática da Medicina Integral que cuida do ser humano à luz da Espiritualidade. 

Valencia, 11 de outubro de 2010 
Marlene Nobre - Presidente da AME-Internacional

PAÍSES – MEMBROS : AME-Argentina, AME-Brasil, AME-Colombia, AME- Estados Unidos, AME-Panamá, AME-Portugal, Núcleo Cuba, Núcleo Guatemala, Núcleo Suiza. 
Representantes médicos presentes: Patricia Mansilla; Marlene Nobre, Fabio Villarraga, Maria da Graça de Ender, João Jacinto, Edwin Bravo, Nelly Berchtold.

DIRETORIA DA AME-INTERNACIONAL

Eleita no dia 18/6/2011, em assembléia geral dos nove países representados, durante o I Congresso da AME-Internacional (18 e 19 de junho de 2011), realizado na sede do no Hospital do Coração, na cidade de São Paulo:
Presidente: Drª. Marlene Rossi Severino Nobre (Brasil)
Vice-presidente: Drª. Sonia Doi (Estados Unidos)
1º secretário: Dr. Fabio Villarraga (Colômbia)
2º secretário: Drª. Patrícia Mansilla (Argentina)
1ª tesoureira: Drª. Márcia Regina Colasante Salgado (Brasil)
2º tesoureiro: Dr. Alejandro Vera (Brasil)
Vogal: Dr. João Jacinto (Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário